Um Disco por Semana: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa – Doces Bárbaros (1976)

tag umdiscopor semana certo

Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa – Doces Bárbaros (1976)
Da série: “Fera”

Hoje queria postar um disco diferente, mas infelizmente, mesmo com todas minhas ferramentas de pesquisa, eu não consegui achar o super “Barra: 69 – Caetano Veloso e Gilberto Gil ao vivo na Bahia“. Então optei por outro clássico. Segue o baile!

Doces Bárbaros é o nome do quarteto formado por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa, que resolveram desta forma homenagear os seus 10 anos de carreira solo. O projeto consistia em realizar shows, gravar um disco ao vivo e registrar tudo em um documentário.

Idealizado por Maria Bethânia, pode-se inclusive dizer que eram uma típica banda dos anos 70, mas sua característica marcante é a brasilidade e o regionalismo baiano. Interpretaram composições de Caetano e Gil, fora algumas canções de outros compositores como “Fé cega, faca amolada” de Milton Nascimento, por exemplo.

O disco de 1976 é considerado por muitos uma obra-prima da música brasileira, mas, curiosamente, na época do lançamento, foi duramente criticado. Gil foi preso em Florianópolis-SC por porte de drogas, fato que acabou sendo registrado no documentário Os Doces Bárbaros. Enfim, grande disco, grandes artistas e grande também é a nossa sorte de poder ouvir esse momento mágico da música.

Pra baixar o disco, bora colar aqui!

Tato é colaborador do Blog do Peppers e escreve no “Dia 36“.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s