Um Disco por Semana: Johnny Cash – Johnny Cash at Folsom Prison (1968)

tag umdiscopor semana certo

 

Johnny Cash – Johnny Cash at Folsom Prison (1968)

Johnny e sua gangue sobem ao palco. No microfone uma voz grave se acentua e diz: “Hello, I’m Johnny Cash”. Assim, em 13 de janeiro de 1968, dava-se início a uma gravação histórica, o disco ao vivoJohnny Cash At Folsom Prison”.

Poderia ser apenas mais um disco, gravado em mais um show, mas não no caso de Cash. Ele quis apresentar-se para os mesmos marginais nos quais se inspirou para escrever um de seus maiores sucessos: “Folsom Prison Blues”. Lançada em dezembro de 1955, a canção estourou e, em 1968, Cash apresentou a música na prisão.

Eu não fui até lá pensando que seria uma cruzada. (…) Apenas não acho que as cadeias funcionam… Nada de bom nunca saiu de uma prisão”, sentenciava Cash. E o poder que Johnny exercia sobre os detentos era tanto, que se ele tivesse dito ‘vamos fugir daqui’, os detentos o teriam seguido como afirmou o fotógrafo Jim Marshall, responsável por todas as imagens do show.

“At Folsom Prison” é mesmo a obra que fez de Johnny Cash mostrar-se como ele realmente era. Já não há necessidade de justificar a importância deste disco, para ele e para os homens que lá estiveram, um dia inesquecível entre as paredes da Folsom Prison.

Download aqui!

Tato é colaborador do Blog do Peppers e escreve no “Dia 36“.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s