Um Disco Por Semana: Rita Lee – “Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida” (1972)

tag umdiscopor semana certo

Hoje o que temos é Rita Lee com o disco “Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida” (1972), da série: “Vamos cuidar bem da nossa saúde”.

Se liga:

Os Mutantes estavam afiadíssimos e uma novidade como a inauguração de um moderno estúdio de 16 canais, em São Paulo não passaria desapercebida. O ano era 1972 e por motivos contratuais Os Mutantes já haviam gravado um disco (Mutantes e seus cometas no país do Baurets), o que não os permitia gravar um segundo. A tentação era tão grande, que eles finalmente acharam uma brecha. Gravariam o disco como um álbum solo da cantora Rita Lee.

Entraram no recém-inaugurado Estúdio Eldorado e gravaram “Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida“. A banda simplesmente brilhou. Rita compôs quase todas faixas, cantou a maioria e foi responsável pela capa. Arnaldo produziu o disco, tocou teclados e cantou. Sérgio Dias, Liminha e Dinho foram peças impecáveis. Tocaram barbaramente.

Os Mutantes experimentaram pra valer nesse disco e é obviamente ousado. Eu poderia falar de todas as músicas deste delicioso álbum, mas tenho uma predileta, a faixa “Tapupukitipa”, que acaba com um papo de estúdio sobre como gravar determinada música. Rita com toda sua sabedoria sugere o uso de quatro vozes em cada um dos 16 canais. A sobreposição forma o gigantesco coral de 64 vozes, que transforma “De novo aqui meu bom José” em uma das melhores cancões já gravadas em território nacional.

Foi uma despedida e tanto. No ano seguinte, Os Mutantes estreariam um show no Rio já sem Rita Lee. O que estava beirando a perfeição na época acabou. Ou melhor, espalhou-se!

Pra baixar o disco vem por aqui!

Tato é colaborador do Blog do Peppers e escreve no “Dia 36“.

Deixe um comentário